Está marcada para a próxima quarta-feira, outra manifestação em relação à decisão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de utilizar apenas o Sistema Unificado de Seleção (Sisu) como meio de ingresso à instituição. A 2ª Marcha pela Educação Pública de Santa Maria começas às 10h, na Praça Saldanha Marinho.
Na página do evento no Facebook, cerca de 700 pessoas haviam confirmado presença até a tarde desta quinta-feira. A ideia da manifestação, organizada por entidades movimentos sociais envolvidos com a educação pública, é mostrar que parte da população é favorável a nova forma de ingresso na UFSM e promover o debate com a população santa-mariense.
_ A marcha já estava sendo organizada para mostrar que não é toda Santa Maria que está contrária a esta forma de ingresso. Queremos mostrar para o empresariado local e para a mídia que a maioria da população é a favor desta maneira de ingresso na Universidade _ explica Felipe Costa, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Na última quarta-feira, estudantes de colégios e cursinhos preparatórios, junto com representantes de entidades empresariais, foram ao Centro para manifestar o descontentamento com a decisão. Durante o protesto, o grupo contrário à decisão encontrou com o grupo favorável, em frente ao prédio da antiga reitoria da UFSM.
"